sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Qual a origem do espirito esportivo?

O conhecimento científico é o mais valorizado. Ele é exaltado como aquele que pode dar respostas a toda dúvida formulada hoje. Mas ele não é o único tipo de conhecimento. Além do conhecimento científico, temos o conhecimento filosófico, o popular e o religioso. Sem valorizar um em detrimento de outro, mas apenas enumerando-os como tipos de conhecimento que existem.

Cada um destes conhecimentos não são todo abrangentes, isto é, não têm respostas pra tudo. Analise comigo! De que vale todo o conhecimento científico na hora de consolar uma mãe que chora a morte de seu filho? De que vale saber que pelas leis científicas, que seu filho não pode reviver? Que consolo trás saber que a morte cerebral é irreversível? Nestes casos o conhecimento científico não consola. Veja este exemplo:

No jogo Nottingham Forest X Leicester City, realizado dia 18 de Setembro na Inglaterra, cujo placar estava 1x0 para o Nottingham Forest quando o jogador Clive Clarke teve uma parada cardíaca no vestiário, felizmente foi socorrido a tempo. Mas o jogo foi interrompido e remarcado. A nova partida deveria iniciar em 0x0, mas o que se viu foi um histórico exemplo de espírito esportivo. Até espantoso por vir da terra dos Hooligans. Na nova partida, o time que perdia no primeiro jogo permitiu que o goleiro adversário atravessasse o campo e marcasse o gol restabelecendo o placar de 1x0. No final eles viraram e ganharam de 3x2.

Veja o Lance:

Que tipo de conhecimento gera tal atitude? O conhecimento científico diz que o time que estava perdendo deveria se agradar com a remarcação do jogo, pois isto o beneficiaria. A ciência diz que o mais forte é o que sobrevive sem se importar com o que acontece com o mais fraco. Pelo conhecimento científico, o desejo pela vitória deveria prevalecer. Assim percebemos que neste caso o conhecimento usado não foi o científico, mas o religioso. O que estava em vantagem abriu mão dela. O conhecimento que prevaleceu aqui é o que ensina que o maior deve ser aquele que serve. Que o mais forte deve oferecer a outra face mesmo que o faça parecer mais fraco. Que tirar vantagem em tudo não pode produzir nenhum tipo de consolo ou homenagem diante de um acidente. Portanto, experimente enxergar o mundo usando outro tipo de conhecimento para variar, ou quem sabe, tente ser mais completo.

Nenhum comentário: